terça-feira, 23 de outubro de 2012

Luto

Estou de luto.

Não pela morte
de alguém que partiu
mas de luto de mim própria

De alguma forma,
a pessoa que eu era ontem
por esta hora,
já não é esta que escreve.


"Tinha diante de mim o rei das trevas. O quão fora belo anjo de luz, hoje era feio. Espantei-me ao ver que tinha três caras em uma só cabeça. A cara da frente era vermelha,a da direita, amarelenta, e a da esquerda, negra como a fulígem"

Descrição do Inferno in Alighieri, Dante, A Divina Comédia




VIGÍLIA

Como o companheiro é morto,
todos juntos morreremos
um pouco.

O valor de nossas lágrimas
sobre quem perdeu a vida
não é nada.

Amá-lo, nesta tristeza,
é suspiro numa selva
imensa.

Por fidelidade recta
ao companheiro perdido,
que nos resta?

Deixar-nos morrer um pouco
por aquele que hoje vemos
todo morto.


Cecília Meireles


14h26/scriptorium

3 comentários:

  1. OS OMBROS SUPORTAM O MUNDO.

    Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
    Tempo de absoluta depuração.
    Tempo em que não se diz mais: meu amor.
    Porque o amor resultou inútil.
    E os olhos não choram.
    E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
    E o coração está seco.


    Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
    Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
    mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
    És todo certeza, já não sabes sofrer.
    E nada esperas de teus amigos.


    Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
    Teu ombros suportam o mundo
    e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
    As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
    provam apenas que a vida prossegue
    e nem todos se libertaram ainda.
    Alguns, achando bárbaro o espetáculo,
    prefeririam (os delicados) morrer.
    Chegou um tempo em que não adianta morrer.
    Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
    A vida apenas, sem mistificação.



    Carlos Drummond de Andrade
    (1902-1987)
    In "Antologia Poética"

    ResponderEliminar
  2. Gostei ao teu nível... parabéns! daqui para frente é sempre para melhor... beijo

    ResponderEliminar
  3. Rosa, olá!
    Obrigada pelo texto.
    E sim, " A vida é uma ordem" Ponto de Exclamação

    ResponderEliminar