segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

por causa disto

"Existe ainda o preconceito (...) de que a arte deve dar prazer ou alegria."

"Se a arte ínfima tem por dever o entreter, se a média tem por mister o embelezar, elevar é o fim da suprema. Por isso toda a arte superior é, ao contrário das outras duas, profundamente triste. Elevar é desumanizar, e o homem se não sente feliz onde se não sente já homem. É certo que a grande arte é humana; o homem, porém, é mais humano que ela."

Fernando Pessoa, in Prosa Publicada em Vida, ed. Richard Zenith

e para ti, começa agora:

"Como, porém, toda a ciência, se tende para a matemática, tende, com isso, para uma abstracção concreta, aplicável à realidade e verificável em seus movimentos físicos; assim toda arte, por mais que se eleve, não pode desprender-se do entendimento e da sensibilidade, em cuja fusão se criou e teve origem. Onde não houver harmonia, equilíbrio de elementos opostos, não haverá ciência nem arte, porque nem haverá vida."



e porque não é possível estarmos naquele pico intenso todos os dias da nossa vida, mas mais ainda, porque eu sei disso!

"Constantemente ela (a arte) nos aponta a nossa imperfeição: já porque, parecendo-nos perfeita, se opõe ao que somos de imperfeitos; já porque, nem ela sendo perfeita, é o sinal maior da imperfeição que somos."

não te quero aperfeiçoar. a arte de te buscar um aperfeiçoamento directo a mim, seria esquecer a imperfeição pela qual me tens cativa. eu tenho a sensibilidade, tu tens o entendimento. preciso da tua objectividade porque senão fico louca e vivo nessa loucura em que me vou afundando e fundamento as razões da minha própria morte.


19.30/2feira/pedro paixao cá

1 comentário: